domingo, 1 de setembro de 2013

Memória: REDE DE APOIO E SOLIDARIEDADE ABRAÇA A COMUNIDADE DANDARA

REDE DE APOIO E SOLIDARIEDADE ABRAÇA A COMUNIDADE DANDARA

“A gente tem muita fé e coragem. A gente não está só. Quanto mais eles nos ignoram, mais  gente que nos apóia”.

Maria do Rosário de Oliveira Carneiro[1]

Desde que a Comunidade Dandara, no bairro Céu Azul, em Belo Horizonte, MG, recebeu a notícia de que seria expedido o mandado de despejo no processo de reintegração de posse que tramita da 20ª vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, tem sido impressionante o grande número de manifestações de apoio e solidariedade à Comunidade no sentido de discordância com a decisão judicial e com a forma como o poder público do Estado de Minas tem tratado as 1.000 famílias que há quase três anos vivem na Dandara

Pela internet estão sendo realizadas diversas campanhas de apoio a Dandara, inclusive internacional. De diversos cantos de mundo, grupos e pessoas têm encaminhado à Comunidade Dandara, recados de apoio e contrários ao despejo. Na comunidade tem sido grande o número de visitantes, diariamente, presentes e apoiando as famílias. Um grupo de jovens apoiadores, inclusive, desde que soube da noticia do despejo, veio acampar e morar com as famílias de Dandara.

No ultimo final de semana, 12 de outubro, dia das crianças, durante todo o dia, houve festa na Comunidade, com a presença de diversos apoiadores que, de muitas maneiras contribuíram e se solidarizaram com as crianças, que são centenas. Foi um dia de muita festa e de muito gesto solidário.

Hoje, 16 de outubro, centenas de pessoas de diversos cantos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo, vieram abraçar a Comunidade Dandara. O dia começou animado, pela manhã com as famílias e alguns apoiadores enfeitando a comunidade e preparando para receber as visitas. Foi uma verdadeira primavera de solidariedade.

Às 13:00h, as pessoas foram chegando, trazendo faixas de apoio e muita solidariedade. Foram diversas entidades, movimentos sociais e populares, religiosos/as, faculdades e universidades, sindicatos, professores, padres, igrejas diversas, estudantes, comunidades vizinhas, artistas, redes e familiares. A Comunidade Dandara, com bandeiras vermelhas fincadas em todas as casas, sinalizava a resistência, o sangue aguerrido de sua gente que insiste em dizer que sua luta é justa, legítima, urgente e necessária. Insiste ainda em dizer, sobretudo, que não pode sair de Dandara porque não tem para onde ir, porque o lugar, chamado Dandara é uma conquista, tem sido libertação, se tornou um projeto de vida para milhares de pessoas, sobretudo as crianças.

Com músicas, falas dos apoiadores e muita animação, o grande abraço aconteceu. Um ato ecumênico para pedir a bênção divina e a sua proteção. Um grupo de centenas de crianças do MST, os sem terrinha, marcaram presença. Recitaram poesia para Dandara, cantaram músicas e deram gritos de luta, solidários com as crianças e as famílias de Dandara.

De maneira organizada e em marcha, nove moradores de Dandara, cada um com uma grande bandeira vermelha, foi seguindo para um determinado ponto, dentro da comunidade, acompanhados de centenas de apoiadores e moradores. Em seguida, ao som de foguetes, com gritos e hinos, o povo foi se espalhando, dando-se as mãos e abraçando a Comunidade Dandara. Um helicóptero de parceiros e amigos,  sobrevoou a comunidade durante o ato e registrou a beleza do momento.

A comunidade Dandara possui uma área de aproximadamente quarenta mil metros quadrados. Em torno de toda a comunidade estavam as pessoas de mãos dadas, simbolicamente e concretamente dizendo para as autoridades que não concordam com a decisão que decretou o despejo das 1.000 famílias de Dandara e que esta decisão não pode ser cumprida.

Este abraço veio confirmar a força que tem o povo de Dandara. Força visível na luta de cada dia, na organização interna, na convicção de seus direitos e no imenso apoio que a comunidade tem da sociedade. Apoio em Belo Horizonte, em Minas Gerais, no Brasil e no mundo. Tem razão quando diz D. Maria, moradora de Dandara. “A gente tem muita fé e coragem. A gente não está só. Quanto mais eles nos ignoram, mas tem gente que nos apóia”.

Parabéns, comunidade Dandara!
Vocês estão construindo história.
Belo Horizonte, 16 de outubro de 2011.



[1] Advogada popular. Integrante da Rede de Apoio e Solidariedade da Comunidade Dandara. mrosariodeoliveira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário